-
Arquitetos: SUMMARY
- Área: 1500 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. A área de intervenção do projecto localiza-se nas imediações do Estádio Municipal de Aveiro e constitui-se como uma estrutura de apoio à prática desportiva, treinos e jogos oficiais para os escalões jovens. O projecto é constituído por quatro campos de futebol, um edifício de apoio aos atletas, bancadas para o público, estacionamentos públicos e restantes equipamentos complementares.
A solução funcional assenta na clareza dos percursos e na separação inequívoca entre as áreas de acesso do público e as áreas de acesso reservado. Optou-se por compactar o edifício de apoio e as duas bancadas numa única unidade, de forma a optimizar o tempo e o custo de construção, simplificar os percursos públicos e ocupar um menor espaço. Assim, as bancadas são simultaneamente cobertura deste edifício, que alberga todos os compartimentos exigidos pelo Programa.
O edifício responde às variações altimétricas do terreno, colocado na transição de cotas entre campos este elemento funciona também como contenção do terreno.
Neste projeto privilegiou-se a iluminação e ventilação natural. No quadrante nascente do edifício foi criado um sistema de fachada em que, devido à orientação das paredes, se criam vãos voltados a sul; isto permite usufruir de uma boa iluminação natural em todos os compartimentos deste quadrante, assim como a garante a admissão de ar natural através de grelhas de abertura instaladas nesses vãos, diminuindo os custos energéticos do edifício, que cremos de relevância para um edifício público.
O edifício tem por base uma estrutura modular, pré-fabricada e desmontável. A solução proposta para este “edifício-bancada” baseia-se integralmente em estruturas modulares em betão armado. Este conceito construtivo baseia-se, portanto, num processo de montagem altamente eficiente, em que os módulos previamente produzidos em fábrica são colocados no local em curto espaço de tempo.
A imagem geral do edifício e o seu sistema construtivo estão fortemente interrelacionados. A materialidade do edifício, especificamente o uso de betão na sua cor natural é, para além de uma opção estética também uma medida de poupança.
O recurso à cor é usado intencionalmente onde se pretende criar um forte efeito visual, em particular nas áreas de circulação e simbolicamente para identificar as áreas de acesso público. Pela simplicidade do desenho do edifício e pela sobriedade dos seus materiais aparentes pretende-se apostar numa certa neutralidade, permitindo que este se enquadre de forma harmoniosa no terreno sem comprometer paisagisticamente a envolvente.